Comprar passagem de trem com antecedência é um conselho que você deve levar em consideração, se pretende economizar uns eurinhos. Existem sempre diversas opções de promoções e se você estudar direitinho o site das companhias de trens (as principais são Trenitalia e Italo), vai viajar mais gastando menos.  Vale lembrar que: muitas vezes as passagens promocionais não consentem reembolso ou mudança de data/hora/trecho. Por isso, leia bem as condições da passagem antes de confirmar.

Foto de um trem de alta velocidade Frecciarossa ETR 500 (crédito foto: Stupores Mundi)
Foto de um trem de alta velocidade Frecciarossa ETR 500 (crédito foto: Stupores Mundi)

Vale conferir: novo site para pesquisar preços de passagens de trem e comprar online sem stress!

Promoções da Trenitalia

As promoções abaixo foram divulgadas pelo site da Trenitalia, a principal companhia de trens da Itália, que possui linhas de alta velocidade e também de trens regionais e intercity.

Sábado: viaje em 2 e pague por 1

trenitalia-promo2x1Essa promoção dura alguns anos porque já tive o prazer de economizar muito graças a ela. O conceito é simples: a cada 2 pessoas, apenas 1 paga. O preço promocional é válido para alguns trens e possui um número limitado de vagas, por isso, quanto antes você reservar a passagem, melhor, embora oficialmente eles divulguem que a promoção é válida para quem comprar as passagens com até 24 horas de antecedência (repito: vai ser difícil achar o preço promocional um dia antes!). Você pode comprar a passagem online no site oficial ou em uma bilheteria, mas atenção: não é possível mudar a data, horário ou cancelar a passagem, viu! Mais detalhes aqui.

Ida e volta no mesmo dia a partir de 69 euros

trenitalia-promo-ar69

Fazer um bate-volta de trem em um único dia pode ser uma boa idéia, especialmente levando em consideração que os trens de alta velocidade levam menos da metade do tempo que em uma viagem de carro (veja por exemplo os relatos do meu bate volta de Florença até Nápoles).
Os preços promocionais são partem de 69 euros ida e volta. Para comprar online você deve selecionar a opção “Andata e Ritorno” no formulário de pesquisa da viagem, confirmar e depois selecionar a oferta também para a viagem de volta. Você pode modificar a hora da passagem 1 única vez e antes que o trem parta. Não é possível alterar data, nem mudar o tipo de trem muito menos pedir o reembolso. Mais detalhes aqui.

Final de semana a partir de 69 euros

trenitalia-promo-w69Essa promoção é válida para quem parte no sábado e retorna no domingo (necessariamente nesses dias!). As passagens dos trens de alta velocidade saem a partir de 69 euros ida e volta (menos de 40 euros o trecho). Para comprar online você deve selecionar a opção ida e volta no formulário de busca da viagem e optar pela oferta A/R Weekend para a viagem de ida. Confirme e depois selecione a oferta A/R weekend também para a viagem de retorno.  O horário da passagem pode ser modificado uma única vez, mas não é possível mudar dia ou tipo de trem. Mais detalhes aqui.

Crianças grátis

trenitalia-bimbigratis

Todas as crianças menores de 4 anos viajam grátis em qualquer tipo de trem, mas sem lugar sentado (sentam no mesmo assento do adulto). Quem quiser pode comprar lugar sentado para crianças de 4-12 anos por 50% do valor.

Agora vamos a promoção… ela é válida para famílias de 2 a 5 pessoas. O esquema é o seguinte: menores de 15 anos viajam grátis desde que exista pelo menos um maior de idade (acima de 18 anos) e uma criança com menos de 15 anos viajando juntos. Os outros componentes do grupo pagam o preço base previsto por trem e serviço utilizados. Válido para os trens de alta velocidade e Intercity.  Para comprar a promoção online insira no formulário de pesquisa o número de passageiros (pelo menos 1 adulto e 1 criança), escolha o seu destino e opte pela promoção “Bimbi gratis” no elenco de preços. No trem será necessário exibir um documento de identidade (ou passaporte) para demonstrar a idade dos passageiros. É possível mudar a data/hora da passagem uma única vez (e antes do trem partir). A passagem pode ser alterada uma única vez pagando a eventual difereça de preço ou você pode pedir o reembolso antes da data da viagem com uma perda de 20% do valor da passagem. Mais detalhes aqui.

Oferta família -20% para trens noturnos

trenitalia-familiaAo contrário da promoção anterior, válida para trens de alta velocidade e Intercity, essa daqui é para quem viaja em trens noturnos, os trens  ICN, Espressi, vetture cuccette e VL. A promoção é válida para grupos de 2-5 pessoas dos quais um adulto (maior de 18 anos) e uma criança (menor de 15 anos). As crianças pagam 50% menos e os outros passageiros tem 20% de desconto. Para comprar online insira o número de passageiros no formulário de busca e depois opte pela oferta “Familia 20%”. Mais detalhes aqui.

Compre 10 trechos e pague 8

trenitalia-carnetCom um carnet de 10 viagens e economize 20% em relação ao preço da passagem base, válido em todas as classes e tipos de serviço. Assim é como se você pagasse 8 passagens e recebesse 2 grátis. Existem dois tipos de carnet: 10 viagens em trens Frecciarossa e Frecciargento e 10 viagens em trens Frecciabianca. O carnet é destinado a uma única pessoa e é reservado para os proprietários da CartaFreccia (veja como fazer a sua grátis online). As passagens devem ser reservadas em até 180 dias após a emissão do carnet e você deve usar o código do carnet na hora de reservar os trechos. Essa promoção é interessante para quem passará bastante tempo na Itália e tem intenção de viajar bastante, inclusive repetindo trechos. Leia mais aqui.

Promoções Italo

A Italo é uma concorrente da Trenitalia. Possui trens bastante confortáveis e rápidos (não tão rápidos como alguns Frecciarossa...) no entanto sua rede de trens é mais limitada (inclui apenas as principais cidades italianas). Já viajei com a empresa e fiz uma ótima viagem.

Terças e quartas (das 9:30 às 16:30), sábados (o dia todo) -50%

italo_specialDesconto de 50% para quem viaja das 9:30 às 16:30 das terças e quartas feiras. Também economiza 50% quem viaja aos sábados em qualquer faixa horária. As passagens promocionais não são vendidas nas bilheterias Self-Service. Não é possível trocar ou cancelar a passagem. Veja mais detalhes aqui.

Ida e volta no mesmo dia a partir de 19 euros

italo-ar

Trechos como Bolonha-Milão ou Florença-Roma custam a partir de 19 euros; Bolonha-Roma ou Florença-Milão a partir de 29 euros e Milão-Roma ou Milão-Nápoles a partir de 39 euros. As tarifas promocionais são válidas para compras até 24 horas antes da partida do trem (lembramos que é melhor comprar com mais antecedência para encontrar essa tarifa). Existem condições especiais para modificar data e horário da passagem, mas não é possível obter reembolso. Detalhes aqui.

Crianças

itali-bimbigratisCrianças menores de 4 anos viajam grátis sem lugar sentado (no braço de um adulto). Para menores de 15 anos existe 25% de desconto na categoria Flex e 50% na Economy. Leia mais aqui.

 

Oferta família

italo-familia

A promoção é valida para famílias de 2 a 4 pessoas: os menores de 15 anos viajam sempre grátis enquanto os outros membros da família viajam pelo preço da tarifa Flex. A oferta é vendida em todos os canais, menos nas bilheterias Self-Service. Para usufruir da passagem é necessário no mínimo 1 maior de idade. Os menores de 4 anos, como viajam no braço, não são incluídos na conta de passageiros. Não é possível cancelar a passagem, mudar data ou itinerário. Mais detalhes aqui.

Maiores de 60 anos tem 30% de desconto

italo-seniorA Italo criou um desconto especial para maiores de 60 anos: eles tem 30% de desconto em relação a tarifa Flex. Basta selecionar “Senior” na categoria de passageiros do site ao comprar a passagem. Obviamente você deve viajar com um documento que comprove a sua idade (no caso de turistas, o passaporte ou identidade européia). Leia mais aqui.

Compre ida e volta de uma vez só e ganhe 5% de desconto

A oferta se chama “Vado e Torno” e não tem limite de tempo:  basta comprar a passagem de ida e volta na mesma hora e você ganha o desconto! Válida par todas as categorias de passagem.

 

E você, já conseguiu pegar uma promoção de trens na Itália? Conta como foi…