Para evitar multas em muitas estradas italianas, a partir do dia 15 de novembro é necessário ter no carro correntes (catene, em italiano) para montar nos pneus no caso de neve ou então os pneus de inverno. A obrigatoriedade dos pneus e correntes em geral vai até o dia 15 de abril. As multas variam de 41 a 318 euros, dependendo do tipo de estrada percorrida.

exemplo de cartaz que você encontra nas estradas
exemplo de cartaz que você encontra nas estradas

A medida visa a aumentar a segurança nas estradas durante o inverno, evitando que o carro derrape em caso de neve e gelo.

Como montar as correntes nos pneus

Em alguns modelos de pneus não é possível montar correntes. O ideal é que você cheque no manual do seu veículo (se por acaso for alugar carro entre 15 de novembro e 15 de abril, certifique-se que ele possui pneus de inverno ou correntes).

O vídeo abaixo explica como montar as correntes de neve nos pneus. O vídeo é em italiano, mas existe a possibilidade de inserir legendas em português traduzidas automaticamente pelo YouTube, não é o máximo, mas quebra um galho:

5 COMENTÁRIOS

  1. Por favor, vou usar carro de Florença e sáb Giovanni Rotondo e depois ir a Roma. No período de 26/01 a 10/02. Nesta região tb usa correntes?
    Como selecionar um carro alugado com pneus de inverno?

  2. Por favor, vou usar carro de Florença e san Giovanni Rotondo e depois ir a Roma. No período de 26/01 a 10/02. Nesta região tb usa correntes?
    Como selecionar um carro alugado com pneus de inverno?

  3. Olá Fernando, tudo bem?
    Nesta época do ano s é obrigatório ter correntes ou pneus de inverno. As correntes você leva no porta-malas e só usa se precisar (se tiver muita neve na estrada). Com os modernos pneus de inverno não é necessário o uso de correntes. Confira isso na hora de retirar o carro (geralmente as locadoras de carro já oferecem carros de acordo com as normas do trânsito italianas).
    Se você preferir, pode pedir um orçamento de um transfer ou passeio de carro particular com motorista: http://guias.brasilnaitalia.net/transfer-roma-florenca/
    Abs
    Barbara

  4. olá.

    Irei dirigir de veneza para as Dolomitas e passear um pouco na Áustria em Fev/2017, ou seja, inverno.

    Estive fazendo uma extensa pesquisa na internet e não há locadora de automóvel que alugue carro com pneu para neve. Só encontrei locadoras que incluem o aluguel das correntes. Essas correntes sao muito incomodas, o carro tem que andar no máximo a 30km/h para ter segurança. Além disso, na austria,alemanha e suiça é obrigatório o pneu de neve. A corrente nao é suficiente. Desta forma, somente com a corrente nao poderei passar da divisa italia/austria.

    Esse lance de pneu para neve não é tão simples assim. Se vc chegar na hora e pedir para colocar la na locadora, eles podem simplesmente nao ter o pneu para trocarem. Ou podem nao querer colocar e entao cobrarem um valor absurdo pelo pneu.

    O certo é ter tudo já acertado com antecedência. Voce conhece alguma locadora em veneza que permite o aluguel de automovel já com o pneu de inverno?

  5. Alugarei um carro em Nápoles no dia 16/12/16, viajarei para a costa amalfitana, e devolverei o carro em Nápoles em 19/12/16. Por se tratar de uma região não suscetível à neve, precisarei contratar as correntes de pneu?
    Obrigado.

Comments are closed.