Uma das dúvidas mais frequentes enviadas por quem está programando um cruzeiro com parada no porto de Civitavecchia (ou simplesmente para vai pegar uma balsa, o traghetto) é: como faço para ir ao centro de Roma? Existem diversas maneiras de ir do porto de Civitavecchia até o centro de Roma como por exemplo de trem, de ônibus ou carro.

Cruzeiros Civitavecchia

Sem dúvida a mais confortável de todas é com um transfer particular. Você não precisa perder tempo em filas para comprar passagens, não precisa estudar itinerários para saber como chegar no seu destino final e não corre o risco de chegar em um dia de greve do transporte público e arruinar o seu passeio.

Se você vai só fazer parada em Civitavecchia, veja opção de tour particular para cruzeiristas com saída e retorno no porto no mesmo dia.

Abaixo ilustro as 5 melhores opções para ir até o centro de Roma saindo do porto de Civitavecchia:

1º opção: Transfer particular

Um motorista particular estará esperando por você no píer de desembarque do seu navio, segurando um cartaz com o seu nome. Com toda gentileza, ele acomodará você em um carro de luxo, onde você poderá relaxar no caminho até o seu destino final. Quer maneira mais agradável para começar um passeio?

Do porto de Civitavecchia você pode optar por ir até um hotel ou apartamento em Roma ou mesmo até o Aeroporto Internacional Leonardo da Vinci em Fiumicino, por exemplo.

Você tem todo o conforto de ter um carro de luxo com motorista a sua espera: um transfer particular em uma Mercedes Classe E sai a partir de 170 euros para até 3 pessoas (preço por veículo, não por pessoa!). Reserve aqui.

Dica: para gastar menos, viaje em pequenos grupos! Reúna seus companheiros de viagem e organize um transfer até o centro de Roma ou um passeio de carro em Roma para conhecer as principais atrações da cidade em pouco tempo.

Veja as empresas que oferecem serviços de transfer particular Roma/Civitavecchia (com opção de motoristas que falam português!).


2º opção: Alugar um carro

A viagem de carro até o centro de Roma saindo de Civitavecchia dura aproximadamente 1 hora e meia, existem diversos serviços e apps que ajudam você a calcular o tempo e itinerário: Tom Tom, Google Maps, Tutto Città. Eu não sei mais dirigir sem a app do Tom Tom (disponível em versão Italia ou Europa).

Algumas das companhias de aluguel de carro em Civitavecchia são:

  • Hertz  – End: Via Della Repubblica 10A , Civitavecchia (2 minutos a pé do Largo della Pace)
  • Avis – End: Via 16 Settembre 46, Civitavecchia (2 minutos a pé do Largo della Pace)
  • Europcar – End: Via Tarquinia 19, Civitavecchia  (2 minutos a pé do Largo della Pace)
  • Sixt Car Rent – End: Calata Cesare Laurenti, Civitavecchia (10 minutos a pé do Largo della Pace)
  • Maggiore Rent – End: Viale Guido Baccelli 63/b (15 minutos a pé do Largo della Pace)

Você pode fazer uma comparação de preço usando o site Rentalcars (empresa do mesmo grupo da Booking.com!) para economizar tempo e descobrir diretamente quanto custa cada tipologia de carro com as principais empresas de aluguel de carro disponíveis.

Importante: não esqueça de checar o horário de abertura da agência de aluguel de carro, algumas fecham na hora do almoço, aos domingos…


3º opção: Táxi

Existe uma tarifa pré-determinada para o trecho Porto di Civitavecchia – Aeroporto de Fiumicino que atualmente é de Euro 120,00.

Vale saber: por motivos de segurança os táxis costumam pegar/deixar passageiros a 1km de distância do píer de embarque, o que não é a coisa mais confortável do mundo. Exceção apenas para motoristas com uma habilitação especial, que tem o privilégio de poder acompanhar os passageiros até o embarque do navio.

Leia mais sobre os pontos de táxi em Roma e tarifas.


4º opção: Trem

Primeira coisa: você precisa ir até a estação ferroviária de Civitavecchia que fica a 600 metros do Forte Michelangelo e a 1,5km do Largo della Pace (embarque/desembarque dos cruzeiros).

Existem duas maneiras de ir do porto até a estação de trem de Civitavecchia: a pé ou de ônibus.

Para quem vai a pé:

  • Saindo do Forte Michelangelo:  passe pela saída da fortaleza e pegue a via Giuseppe Garibaldi. Depois é só seguir as placas para a estação de trem
  • Do Largo della Pace (desembarque cruzeiros): siga a rotatória e pegue a Via XVI Settembre, continue até o final e depois vire à direita. Continue pela via Giuseppe Garibaldi e siga as placas até a estação de trem.

Para quem vai de ônibus:

  • No centro de serviços Largo della Pace existe uma bilheteria “Argo” onde é possível comprar a passagem de ônibus até a estação de trem. Os ônibus saem aproximadamente a cada 20 minutos, mas atenção: entre às 11:50 e às 14:20 não existem ônibus. A passagem custa Euro 2,00 (bagagem incluída).

Dica: está fazendo um cruzeiro e queria ir para Roma entre às 10 e às 13? A melhor opção para chegar na estação de trem de Civitavecchia é a pé. Em aproximadamente 20 minutos você chega na estação.

Da estação ferroviária em Civitavecchia  você pode pegar um trem para as principais estações de Roma: a viagem dura mais ou menos 1 hora e os trens partem aproximadamente a cada 30 minutos. Provavelmente a linha que mais vai te interessar é a FL5 que vai até Roma Termini, com paradas intermediárias como Roma San Pietro, Roma Trastevere e Roma Ostiense.

Se você precisar ir até o Aeroporto de Fiumicino, desça em Roma Trastevere ou Roma Ostiense e mude de linha: pegue a FL1 que vai de Orte até Fiumicino. A linha FL1 pode ser utilizada também para ir até a estação de Roma Tiburtina.

Dica: você pode comprar sua passagem de trem online, na bilheteria da estação, no bar ou banca de jornal.

Qual tipo de passagem comprar? Veja qual alternativa convém mais para o seu bolso:

  • passagem BIRG: dura 1 dia inteiro e inclui ida/volta e pode ser utilizada de forma ilimitada em todos os meios de transporte público de Roma (metrô, ônibus e tram). Sai por Euro 12,00 e vale a pena para quem vai usar bastante o transporte público na cidade de Roma. Vale lembrar que a passagem comum dos meios públicos sai por Euro 1,50. Para informações consulte o site da ATAC.
  • passagem por quilômetro: vale apenas por um trecho e não dá direito a usar os meios de transporte públicos. O preço depende da estação em que você vai descer em Roma, mas só para dar alguns exemplos: Civitavecchia-Roma S. Pietro sai por Euro 4,60 cada trecho (um total de Euro 9,20 ida e volta), já o trecho Civitavecchia-Roma Termini sai por Euro 5,00 ( Euro 10,00 ida/volta).
  • passagem em trem Intercity para Roma Termini: o trem intercity é indicado para quem quer chegar em Roma em pouco tempo, a viagem até Roma Termini dura apenas 50 minutos e para emuma única estação, Roma Ostiense. A passagem sai por  Euro 11 em segunda classe ou Euro 15 na primeira classe. Para preços e horários consulte o site da Trenitalia.

5º opção: Ônibus

A empresa de ônibus que opera entre Civitavecchia e Roma se chama COTRAL.

Para ir até o centro de Roma você tem que pegar um ônibus que pare no ponto Roma Cornelia (Metrô A).

Para quem chega no Largo della Pace, o local de embarque e desembarque de todos os navios de cruzeiros, o ponto de ônibus mais próximo fica em Porta Tarquinia, a apenas 100 metros de distância. A única coisa é que existe um único ônibus por dia que vai para Roma Cornelia, com saída às 14:10 e que passa também no ponto Ospedale S. Paolo.

Se o horário não for conveniente para você é possível ir até o terminal Dep. Cotral/Braccianese de onde saem ônibus aproximadamente a cada 30 minutos (de segunda à sabado) e a cada 1 hora (aos domingos e feriados). O terminal fica um pouco longe e o ponto mais próximo é V. Ambaradam que fica na Via Terme di Traiano, a aproximadamente 700 metros de distância a pé do Largo della Pace.

Independente de onde você pegar o ônibus da Cotral em Civitavecchia, a viagem até Roma Cornelia dura 1 hora e 40 minutos e a passagem custa  Euro 3,90 saindo de Porta Tarquinia e Euro 4,50 do Dep.Cotral/Braccianese. As passagens podem ser compradas em tabacarias e outros pontos que exibem a marca COTRAL. Para mais informações consulte o site oficial da COTRAL. Existe também uma app disponível na Apple Store, no Google Play e no Windows Store.

Se você tem pouco tempo para ir até o centro de Roma não vale a pena pegar um ônibus. O serviço da rede pública COTRAL é mais indicado para ir a outros lugares nos arredores de Civitavecchia como Tarquinia, Tolfa, Allumiere e outras.

Mapa do porto de Civitavecchia

Schermata 2015-09-11 alle 23.12.42

 

Você ainda tem alguma dúvida? Quer compartilhar sua experiência? Comente abaixo!

4 COMENTÁRIOS

  1. Olá,
    Chego de um cruzeiro as 8 horas em Civitavecchia e meu voo sai as 12:35 de Roma.
    Qual seria a estação mais adequada para eu descer em Roma para ir direto ao FCO?
    Será que consigo pegar o trem entre 9 e 9:30?
    Obrigado!

  2. Olá Manoel,
    No texto acima está bem explicadinho (leia trem).
    Sobre os deslocamentos com transporte público tudo depende de quantas pessoas vocês são, com quantas malas, quanto vocês estão habituados a pegar trem / metrô, se tem greve em Roma dos transportes ou não…
    Sem dúvida nenhuma um transfer particular é mais confortável e seguro.
    Você pode ver preços e efetuar a reserva aqui: https://guias.brasilnaitalia.net/transfer-porto-aeroporto-roma/
    Att
    Barbara

  3. Olá Manoel. Estarei em um cruzeiro no dia 05.03.18 que estará ancorado em Civitavecchia das 8.00 as 18.00 e gostaria de saber qual o meio mais rápido e seguro para voltar dentro do horário estabelecido pelo navio eu gostaria de ir somente ao Coliseu de Roma. Qual é o nome da estação de trem mais perto? Angela

  4. Maria Angela,
    O meio mais rápido e seguro é um transfer particular (item 1).
    Caso você opte por usar transporte público leia o item trem no texto do artigo: está tudo detalhado ali sobre como chegar em Roma Termini. De Roma Termini você pode ir até o Coliseu de ônibus ou caminhando (não é exatamente pertíssimo, são uns 20 minutos de caminhada, mas dá para fazer)
    Sei que não foi pedido conselho, mas dou o meu pitaco ;-)… se o budget permitir vale a pena investir em um tour cruzeiristas (https://guias.brasilnaitalia.net/excursao-roma-de-civitavecchia/ ). Você vai ver muito mais atrações e viver Roma de uma forma muito mais positiva do que usando o transporte público e tentando entender passagens, horários, plataformas. O motorista é um verdadeiro cicerone e dá muitas dicas, não é apenas um serviço de transporte.
    Além disso às vezes o barato pode acabar saindo caro (e menos confortável), é fácil se perder em Roma para quem não está acostumado, comprar uma passagem de trem errada e acabar pegando multa se vem um controle. E finalmente alguns dias antes verifique se no dia da chegada não estão programadas greves. Em Roma as greves do transporte público são bem frequentes.
    Boa viagem, Barbara

Comments are closed.