Aqui você vai descobrir todas as opções possíveis para ir do principal aeroporto de Roma, o Leonardo da Vinci, em Fiumicino até a cidade de Florença: certamente você vai achar uma alternativa que cabe no seu bolso e no estilo da sua viagem.

O Rio Arno e a “ponte vecchio” de Florença

Confira também: roteiro de 7 dias na Toscana com base em Florença

Um elenco que inclui todas as informações que você precisa saber como duração da viagem, preços e como se deslocar. Vamos lá:

1º opção: Avião

Florença possui um aeroporto próximo ao centro da cidade, o Aeroporto Peretola (Amerigo Vespucci), que está a aproximadamente 7 km da estação ferroviária central Santa Maria Novella. A companhia aérea que faz o trecho Roma Fiumicino – Florença é a Alitalia. Chegando no aeroporto de Florença você precisará de transporte para ir até o centro de Florença.

Duração: a viagem de Roma Fiumicino até Florença Peretola (Amerigo Vespucci)  dura 55 minutos. Em um transfer particular do Aeroporto de Florença até o centro de Florença você leva em média 20 minutos.

Preço: a passagem aérea custa a partir de Euro 145,00; um transfer particular do Aeroporto de Florença até o centro de Florença sai a partir de Euro 50,00.


2º opção: Translado particular

Sair do portão de desembarque do seu vôo em Fiumicino e encontrar um motorista particular profissional a sua espera é certamente um daqueles mimos que deixam a viagem especial. Invés de ficar perdido procurando informações sem saber para onde ir você só precisa acompanhar o motorista até um veículo de luxo: quer maneira mais relaxante de chegar no seu destino final em Florença?

Duração: a viagem do Aeroporto Fiumicino até o centro de Florença dura 3 horas aproximadamente.

Preço:  um transfer particular do Aeroporto Fiumicino até Florença sai Euro 450 em Mercedes Classe E para até 3 pessoas ou Euro 570 com van para até 8 pessoas. Você pode reservar um transfer ou pedir informações aqui.


3º opção: Trem

Você pode pegar um trem de alta velocidade direto para Florença praticamente dentro do Aeroporto Fiumicino. Bom demais, né? Pena que existem poucos trens por dia que efetivamente sejam diretos. Se você não der sorte com o horário terá que efetuar uma troca de trens em Roma Termini ou Roma Tiburtina e isso significa carregar malas para cima e para baixo.

Duração: a viagem dura em média 2 horas e 30 minutos

Preço: a tarifa base em 2º classe em um FrecciaArgento direto é Euro 55,00 por pessoa, e em primeira classe é Euro 76,00.

Dica: Eventualmente comprando a passagem de trem com algumas semanas de antecedência é possível conseguir tarifas promocionais até pela metade do preço, mas atenção porque nem sempre elas são reembolsáveis. Pesquise aqui.


4º opção: Aluguel de Carro

O aluguel de carro não é exatamente a opção mais recomendável se você está chegando de um longo vôo intercontinental vindo por exemplo do Brasil. Geralmente a gente chega de viagem cansado e ter que dirigir por 3 horas pode ser cansativo (e dar muito sono!).

Já se você adora dirigir e sonha em percorrer as modernas estradas italianas, vá em frente. A A1 – Autostrada del Sole – que liga Roma a Florença é uma superstrada em ótimo estado de conservação e manutenção. Lembre-se apenas que existem diversos radares de velocidade espalhados pelo caminho e as multas são salgadas por isso evite brincar de piloto de F1, ok? Para sua informação: na Itália os radares são chamados de autovelox. Você pode conferir a situação das estradas italianas via webcam.

Espero que você tenha reservado um hotel em Florença com estacionamento gratuito porque as vagas das ruas no centro da cidade são à pagamento e parar o carro pode custar mais de Euro 20,00 por dia facinho…

Duração: a viagem de carro do Aeroporto de Roma Leonardo da Vinci (Fiumicino) até Florença dura aproximadamente 3 horas.

Preço: o valor do aluguel de carro depende de uma série de variáveis que vão da dimensão do veículo até a quantidade dias você vai ficar com o carro ou se você vai alugar e devolver no mesmo local ou em cidades diferentes. Digamos que a partir de Euro 50,00 por dia você aluga um carro mini como uma Fiat 500 para 2 pessoas (pesquise preços de aluguel de carro aqui). Ao valor do aluguel do carro você deve somar o combustível (o valor tem variado bastante, em março de 2017 está por volta de Euro 1,55 o litro da gasolina) + valor de pedágios (aproximadamente Euro 20,00) + valor do estacionamento em Florença.

Dica: não é necessário carro para conhecer o centro de Florença e existem diversas opções de tours em Florença e arredores que já incluem transporte. O carro é indicado para quem deseja explorar a Toscana por conta própria e visitar cidades fora da rota turística tradicional e com poucas opções de transporte público (ex. Pitigliano e Maremma Toscana).


5º opção: Ônibus

Uma opção de transporte direto do Aeroporto Fiumicino até Florença são os ônibus da companhia Fiumicino Express: eles fazem a viagem direta saindo do Terminal 3 de Fiumicino até Florença (ponto final na altura da plataforma 16 da estação Santa Maria Novella – praticamente em frente a Fortezza da Basso). Ainda não tive a oportunidade de testar o serviço, se alguém já usou diga o que achou por favor!

Duração: a viagem de ônibus dura 3 horas e 30 minutos aproximadamente

Preço: as passagens de ônibus custam Euro 29,90 o trecho, embora às vezes façam promoções por Euro 5,00.


6º opção: Táxi

Ao contrário do trecho Fiumicino – Centro de Roma, não existe uma tarifa pré-determinada para ir do Aeroporto Fiumicino até Florença. Isso significa que você tem duas opções: subir no táxi e fazer rodar o taxímetro e ao final pagar o valor indicado e/ou vai ter que achar um taxista disposto a te levar até Florença e negociar diretamente o preço na hora, o que pode não ser exatamente simples se você não é fluente no italiano e está exausto depois de um longo vôo intercontinental.

Você encontra pontos de táxi na saída dos terminais 1 e 3 do Aeroporto Fiumicino.

Duração: a viagem do Aeroporto Fiumicino até o centro de Florença dura 3 horas aproximadamente.

Preço: Fazendo umas contas rápidas baseado na tarifa dos táxis em Roma você vai gastar Euro 1,60 x 300 Km = Euro 480,00 + quota fixa que varia de Euro 3,00 a Euro 6,50 de acordo com o dia da semana + Suplemento bagagem de Euro 1,00 da segunda mala em diante e você provavelmente já vai ter se arrependido por não ter reservado com antecedência um transfer particular profissional NCC, quem sabe com motorista que fala português!


Se você gostou do artigo compartilhe! Se você conhece alguém que deseja ir do Aeroporto de Roma até Florença, compartilhe! Se você tem alguma dica, dúvida ou sugestão comente abaixo!